Para garantir um ambiente de trabalho estimulante, convidativo e confortável para profissionais, clientes e parceiros, as empresas devem apresentar muito mais do que salas repletas de mesas e cadeiras.
A sinalização interna, por exemplo, se mostra um componente essencial dentro das organizações.
De forma resumida, essa sinalização nada mais é do que a instalação de placas, totens e letreiros com imagens e textos no ambiente empresarial.
A sinalização corporativa soluciona questionamentos comuns em uma empresa, como a direção dos banheiros, a disponibilidade de bebedouros, a localização de diferentes setores, a presença de elevadores, a indicação de saídas de emergência, etc.
Através de placas, adesivos no chão e nas paredes, letreiros e demais recursos, a sinalização auxilia tanto a equipe de colaboradores na rotina diária quanto os clientes, parceiros e visitantes que circulam pela sede da empresa.
Os tipos de sinalização interna
Sinalização de segurança
Indispensável em qualquer ambiente profissional, a sinalização de segurança é aquela que indica perigo ou ações a serem tomadas em situações de emergência.
As placas de segurança podem sinalizar saídas de emergência, indicar a localização de extintores de incêndio, alertar para piso molhado, entre outras.
Sinalização arquitetônica
A sinalização arquitetônica é utilizada para orientar as pessoas que circulam pelo espaço, indicando a localização de banheiros, elevadores, recepção, salas e setores da empresa, pisos, etc.
Esta sinalização pode ser feita através de placas, totens, adesivos personalizados ou letra caixa, proporcionando maior ordem e organização aos ambientes e direcionando o fluxo de pessoas.
Sinalização promocional
A sinalização promocional, por sua vez, é usada para chamar a atenção dos clientes, seja para uma ação promocional ou para determinada área do estabelecimento.
Este tipo de sinalização é muito utilizado em lojas e estabelecimentos comerciais.
A importância de planejar a sua sinalização interna
Para fazer uma sinalização interna eficiente, lembre-se que as placas e outras peças publicitárias cumprem a função de informar. Use textos curtos e apenas imagens necessárias para garantir a clareza e a compreensão das mensagens.
As placas de sinalização interna devem ser colocadas de acordo com os objetivos específicos de cada setor.
No varejo, por exemplo, o mais comum é trocar as placas constantemente, pois as promoções e lançamentos são ocasiões passageiras. Já as placas usadas nas áreas de saúde e educação, por exemplo, precisam ser mais duradouras.
A comunicação visual da sua empresa deve ser pensada de acordo com o visual da sua marca, mantendo os padrões de cores e preservando a identidade visual.
Agora que você já sabe a importância da sinalização interna para a sua empresa, faça um bom planejamento dentro do seu projeto de comunicação visual e garanta uma ótima experiência aos clientes e funcionários.
Restou alguma dúvida? Consulte-nos pelo WhatsApp (92) 99987-3000. Ou nos chame nas redes sociais: @tuboacos