Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão do câncer de próstata. Em 2021, 16.055 homens morreram devido à doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.
Devido ao alto índice da doença, em consequência especialmente do processo de envelhecimento do homem, classificado como hiperplasia prostática benigna, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou, em 2011, a campanha “Novembro Azul”.
O movimento visa conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Afinal, ninguém no mundo está livre de ser acometido por uma doença, seja ela física ou mental.
Ser homem é também se cuidar: é praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, claro, fazer o exame da próstata.
Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência. Siga dicas para garantir uma vida mais longa e saudável:
- Verificação da pressão arterial;
- Hemograma completo;
- Dosagem da glicemia;
- Dosagem do colesterol;
- Testes de urina;
- Atualização da carteira vacinal;
- Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
E tem mais:
Exame da próstata: Em meio a preconceito, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estado mais avançado, o que representa um aumento na taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura.
Fazer check-up regular: Fazer check-up anual, principalmente para quem tem mais de 40 anos, é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados.
Cuidar da saúde mental: Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho.
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, é sinal de que os tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
A melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos - com fatores de risco - devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pelo chamado exame de toque. A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.
Espera-se que as campanhas anuais de conscientização sobre a doença incentivem os homens a procurarem o médico regularmente e ampliem o conhecimento da população sobre essa neoplasia.
Por isso, a Tuboaços da Amazônia apoia o novembro azul!