Hoje vamos falar sobre o aço inox e também sobre uma dúvida sempre presente entre profissionais e empresas que utilizam este tipo de material em suas atividades. Afinal, o aço inox é magnético? A resposta correta é: depende.

Existem diferentes tipos de aço inoxidável, cada qual fabricado com elementos diferentes e voltados a aplicações diferentes. Porém, é preciso derrubar o mito: existe aço inoxidável magnético sim!

Primeiro, vamos entender o que é aço inox, seus tipos e principais características.

O que é aço inox?

O aço inoxidável, comumente chamado de aço inox, é uma liga composta por crómio e ferro que pode conter também outros elementos como-níquel, molibdênio, etc.

Isso é: liga propriedades superiores se comparada aos aços comuns, como a grande resistência à oxidação atmosférica (corrosão).

Os três tipos mais comuns de aço inox são: austenítico, ferrítico e martensítico. Há também aço inox endurecível por precipitação e Duplex. Porém, vamos nos concentrar nos três principais tipos.

O que difere esses três principais tipos de aço inox é a composição química. São dois os grupos de elementos de liga: os que estabilizam a ferrita (Cr, Si, Mo, Ti e Nb) e os que estabilizam a austenita (Ni, C, N e Mn).

  • Austeníticos

Os aços inox austeníticos são os mais resistentes à corrosão, sendo muito utilizados pelas indústrias químicas, alimentícias, petroquímicas, farmacêuticas, como também na construção civil.

  • Ferríticos

Os aços inox ferríticos possuem boa resistência à corrosão, porém não contém níquel em sua composição.

Isso os torna uma opção mais barata, sendo utilizados em equipamentos frigoríficos, placas de sinalização, indústrias de linha branca (eletrodomésticos), moedas, etc.

  • Martensíticos

Os aços inox martensíticos são os mais duros, porém com menos resistência à corrosão. Estão presentes em equipamentos cirúrgicos, discos de freios, facas e outros materiais.

Diante de tantas variedades, surgem diversos mitos. Um deles afirma que ímãs não atraem o aço inox, e que se isso ocorrer ele não é puro.

Mas isso não é verdade, pois todos os aços inoxidáveis das famílias dos ferríticos e martensíticos, por exemplo, são magnéticos.

O fato de um imã grudar ou não no aço inox não diz nada sobre a “pureza” do inox, apenas diferencia a composição química dele.

Aliás, como o inox é uma liga metálica e não um metal composto por um único elemento químico, não se pode dizer que ele é puro ou não. Afinal, qualquer aço inox precisa ser produzido a partir de uma mistura de elementos.

E é na complexidade das composições químicas que o inox da melhor qualidade é produzido, garantindo qualidade, resistência e durabilidade.

Restaram dúvidas sobre o aço inox?  Entre em contato com nossa equipe, teremos o prazer em te ajudar!

Consulte-nos pelo WhatsApp (92) 99987-3000. Ou nos chame nas redes sociais: @tuboacos. Estamos há duas oferecendo os melhores materiais para indústrias como a sua.

Últimas do blog

Tuboaços no Instagram