“Atualmente, o aço é o material mais reciclado do mundo”, declara Cristina Yuan, do Instituto Aço Brasil.  Este fenômeno está ligado à necessidade de produção de novos produtos através do aço.

Sendo assim, o aço inutilizado retorna às indústrias siderúrgicas para passar pelo processo de reciclagem, o que traz diversas vantagens como:

  • Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 kg de minério de ferro;
  • Economia de água e energia nos processos de extração do minério e produção do aço;
  • Diminuição dos impactos ambientais provenientes da extração dos minérios de ferro;
  • Diminuição da poluição ambiental em geral, principalmente de rios e lagoas;
  • Prevenção de acidentes, como por exemplo os relacionados ao rompimento de barragens da indústria extrativista;
  • Redução de custos de produção do aço;
  • Menor consumo energético se comparado ao processo tradicional de produção do aço.

Como é feita a reciclagem do aço?

O processo de reciclagem do aço é realizado de forma simples. Primeiramente, as sucatas precisam ser separadas através da coleta seletiva de resíduos, separação manual ou eletromagnética.

Em seguida, a sucata é prensada em fardos com o objetivo de facilitar e otimizar o transporte até as usinas siderúrgicas.

Após chegar nas usinas, a sucata é submetida a elevadas temperaturas dentro dos fornos, até que atinja o seu ponto de fusão, chegando portanto ao seu estado líquido.

O material em estado líquido pode ser moldado em diversos formatos como tarugos e placas metálicas para posterior conformação em forma de chapas, perfis e barras de aço.

Nos processos de fundição, esse material já pode ser moldado diretamente no formato da peça desejado. O processo de reciclagem do aço é rápido e pode ser realizado infinitas vezes, sem causar danos ou perdas de qualidade.

A importância da reciclagem de metais

A reciclagem do aço e também de outros metais é de relevante importância para o meio ambiente, pois estes materiais levariam centenas de anos para sua completa decomposição na natureza.

Quando o aço é enviado para passar pelos processos de reciclagem, estamos deixando de poluir o meio ambiente. Outro dado significativo para frisar é que evitamos, também, sobrecarregar os aterros e lixões.

Outro fator interessante é a economia de água devido à reciclagem dos metais. O processo de extração dos minerais que dão origem aos metais demanda a utilização de muita água. Com a reciclagem, a economia é garantida.

É importante ressaltar que também há grande economia com o consumo de energia, visto que muitos materiais exigem um gasto menor de energia para sua reciclagem. Isso se compararmos com o seu processo produtivo tradicional.

Como os materiais reciclados não passam pelas fases de extração na natureza, os seus custos de produção são reduzidos, gerando assim mais um benefício para a sociedade em geral.

Dito tudo isso, não há dúvidas em relação aos benefícios gerados pelo processo de reciclagem do aço e dos demais metais.

Agora que você já sabe tudo sobre a reciclagem do aço, entre em contato com a gente, em se  tratando de aço sabemos que um dos maiores desafios do mercado é encontrar bons distribuidores. A Tuboaços trabalha há quase 2 décadas com processamento, comercialização e distribuição de produtos de aço e está preparada para atender às suas necessidades.

Venha fazer parte da nossa história!

Consulte-nos pelo WhatsApp (92) 99987-3000. Ou nos chame nas redes sociais: @tuboacos.

Últimas do blog

Tuboaços no Instagram