Janeiro é o mês dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental. Por isso que, desde 2014, existe a campanha Janeiro Branco.

O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

Por que em janeiro?

No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Informações sobre Saúde Mental

Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo!

O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso.

Saúde: tratar e prevenir

Muitas vezes, a discussão sobre a saúde fica concentrada na identificação de doenças e em seus tratamentos.

No entanto, a saúde deve ser compreendida numa dimensão de promoção da qualidade de vida para além da simples ausência de doença.

Inclusive a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como completo estado de bem-estar físico, mental e social.

Da mesma maneira, a discussão a respeito da saúde mental costuma estar associada a problemas como depressãoansiedade ataque de pânico. Além disso, é um tema tabu em nossa sociedade.

Precisamos superar as barreiras para discutir a saúde mental. Esse tabu dificulta a identificação e o tratamento de mais de 20 milhões de brasileiros que apresentam transtornos ligados à saúde mental.

O que o Janeiro Branco realiza?

O Janeiro Branco promove palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram.

Ou seja: nas ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras, etc.

Saúde Mental também pede políticas públicas

O Janeiro Branco também busca conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas do mundo, a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental.

Tuboaços da Amazônia apoia o Janeiro Branco e todas as medidas recomendadas em prol da saúde mental.

Últimas do blog

Tuboaços no Instagram