As vigas de aço são estruturas metálicas fundamentais no contexto de uma obra, tendo em vista que possuem, dentre suas funções, equilibrar e distribuir o peso das edificações de maneira a garantir segurança em sua estrutura.

Tipos de viga de aço

Dentro de seu contexto de utilização, as vigas de aço podem ser subdivididas em algumas categorias, sendo que as principais diferenças entre estas estão nas questões de formato, utilização, dentre outras.

1. Viga de aço em H

Por conta das características de sua estrutura, que é reforçada por duas abas, é largamente utilizada em estruturas de peso mais elevado como marquises, pilares e demais estruturas de grandes construções.

Devido a este fato, as vigas do tipo H possuem a vantagem de poder realizar a diminuição e distribuição do peso da estrutura de laje.

Isso faz com que outros elementos da construção também possam “participar” do processo de apoio da base às edificações.

2. Viga de aço em I

Possuindo abas mais estreitas em relação às do tipo H, neste tipo de viga de aço é possível realizar a função de apoio estrutural. É recomendável que sejam utilizadas em estruturas que exijam materiais mais leves, porém, com igual resistência.

3. Viga de aço em W

Sendo caracterizada por sua alta resistência, o acabamento das vigas de metal em W possibilita soluções mais eficazes no que diz respeito às ligações e encaixes entre as estruturas de uma edificação.

No cumprimento de sua função de sustentação a uma obra, as estruturas em viga W podem ser vistas em diversos ambientes, tais como: casas, viadutos, prédios, dentre outros.

4. Viga de aço soldada

Esse é um dos tipos de viga de aço no qual as estruturas são unidas entre si por meio de pontos de soldagem.

Tal processo confere uma relação “custo x benefício” interessante no contexto das obras, uma vez que possibilita economia sem que se abra mão da qualidade no seu serviço de aplicação.

Além disso, por conta de sua versatilidade, também podem ser utilizadas em diferentes formatos, variando-se pontos importantes como espessura, altura e largura das estruturas em metal.

A importância das vigas de aço

Com as informações deste conteúdo, você conseguiu perceber a importância de se ter vigas metálicas de qualidade na estrutura dos mais diversos ambientes?

Notou que cada estrutura de uma edificação irá demandar um tipo específico de viga?

Por se tratarem de peças fundamentais para garantir a estabilidade e segurança da obra, seja qual for o tipo de viga, é essencial que elas sejam de grande qualidade.

Restaram dúvidas? Entre em contato ​conosco, afinal nossa equipe está sempre pronta para te atender. Conheça este e outros de nossos serviços, e solicite seu orçamento aqui na Tuboaços da Amazônia.

Consulte-nos pelo WhatsApp (92) 99987-3000. Ou nos chame nas redes sociais: @tuboacos

Últimas do blog

Tuboaços no Instagram