A cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida. No mundo, acontece um suicídio a cada 40 segundos. Assim, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Com estes números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo.

O Brasil é um país com taxas crescentes, apesar da escassez de indicadores epidemiológicos, corresponde a mais de 5% das mortes por causas externas. Mortes estas que poderiam ser salvas com a abordagem e acolhimento adequados ainda nos primeiros sinais de alerta.

A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que pelo menos nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas por meio de campanhas de prevenção.

Diversos fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente, a prevenção do suicídio. O estigma e o tabu relacionados ao assunto são aspectos importantes.

Durante séculos de nossa história, por razões religiosas, morais e culturais, o suicídio foi considerado um grande "pecado", talvez o pior deles. Até os dias atuais, é visto como "covardia", assim como a depressão é tida como "frescura".

Por esta razão, ainda temos medo e vergonha de falar abertamente sobre esse importante problema de saúde pública. Um tabu, enraizado em nossa cultura, por séculos, não desaparece sem o esforço de todos.

Tal tabu, assim como a dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto por parte dos profissionais de saúde e a ideia errônea de que o comportamento suicida não é um evento frequente, condicionam barreiras para a prevenção.

Lutar contra esse preconceito é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida. Diante da necessidade de mudar esse cenário, nasce a proposta do mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza a campanha em solo brasileiro. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A Tuboaços da Amazônia reconhece a importância de participar do esforço para promover a vida e a saúde de forma global. É possível prevenir o suicídio. O conhecimento é o recurso mais fundamental para essa luta.

Consulte-nos pelo WhatsApp (92) 99987-3000. Ou nos chame nas redes sociais: @tuboacos