Antes de iniciar uma obra, é preciso pensar em cada detalhe, evitando deixar definições importantes para a última hora. Saber como escolher uma telha para a construção é um ponto fundamental.
Normalmente, considera-se apenas a praticidade para execução da cobertura, mas já existem avanços tecnológicos nesse mercado. Tais questões possibilitam a utilização de telhas leves e resistentes, que servem a vãos cada vez maiores.
As tecnologias se desenvolvem a cada ano, surgindo variadas composições de telhas, seja com materiais, pesos, formatos, tamanhos e até mesmo fixações diferentes.
A hora de escolher o tipo de material é muito importante, pois, caso seja escolhida de maneira errada, haverá muitos problemas como a falta de conforto térmico.
A opção equivocada pode deixar o ambiente quente e com possíveis dificuldades no escoamento da água durante as chuvas, gerando um retrabalho na obra e elevando os custos da operação.
Hoje vamos falar sobre dois tipos específicos de telhas: galvanizada e translúcida. Quer saber como e onde aplicá-las? Portanto, fiquem ligados nessas dicas!
Telha Galvanizada
A telha galvanizada passa por um processo de revestimento de zinco em sua composição, evitando corrosão e oxidação. Ela é mais resistente em diferentes condições climáticas, como tempestades e ventos fortes.
Esse tipo de telha é de fácil instalação e muito leve, a fixação é feita com parafusos e possui uma baixa manutenção quando instalados de maneira correta. Ou seja, é um ótimo custo x benefício.
Outro ponto é a qualidade acústica, evitando ruídos no interior do ambiente, causados por fatores externos. Nas lojas de construção, é possível encontrá-la em dois formatos: trapezoidal e ondulada.
Este último é mais flexível, tendo fácil adaptação às curvaturas. Por isso, é normalmente aplicado em telhados de pequeno e médio porte. Pode ser utilizada também em fechamentos laterais e coberturas em arco.
Além disso, é preciso destacar que o aço galvanizado pode ser reciclado e ter uma vida útil de até 300 anos!
Telha Translúcida
A telha translúcida é amplamente utilizada para permitir a entrada de luz natural nos ambientes. Atualmente, com os aumentos nas tarifas de energia, está sendo amplamente empregado.
O Código de Obras exige que galpões e outros estabelecimentos de área comercial tenham, pelo menos, 10% de iluminação natural.
Para atender a essa norma, construtores costumam investir em portas e janelas, mas a telha translúcida é capaz de aproveitar até 90% da iluminação natural, solucionando esse problema especialmente em espaços maiores.
As telhas são produzidas em polipropileno, chamado também de PP. O PP é um polímero termoplástico, um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a alta temperatura.
A telha translúcida recebe, ainda, uma camada de proteção contra raios ultravioleta e possui resistência térmica e mecânica, garantindo o conforto no interior do ambiente.
Esse modelo de telha é ideal para áreas como jardins, estufas, coberturas de shoppings, áreas externas de bares e restaurantes, playgrounds, passarelas e tantos outros lugares.
Conclusão
Além de selecionar corretamente entre os tipos de telhas para cobertura, é preciso ficar de olho no estabelecimento fornecedor. Essa decisão influencia a qualidade de entrega, de instalação e de manutenção.
Durante o atendimento, aproveite para tirar dúvidas e pedir o parecer dos consultores. Desse jeito, é fácil tomar a melhor decisão para o projeto e consolidar todos os impactos positivos desejados.
Solicite seu orçamento aqui na Tuboaços da Amazônia. Consulte-nos pelo WhatsApp (92) 99987-3000. Ou nos chame nas redes sociais: @tuboacos
Honestidade, responsabilidade, compromisso e transparência com o mercado até mesmo nos produtos.